quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Almas Perdidas

Minha Teoria sobre as   Almas no Purgatório.
Por Marcelo Augusto

      

a espera das almas
        Em 593 durante o pontificado do papa Gregório I fala-se pela primeira vez em purgatório na Igreja Católica Apostólica Romana, e depois é proclamada pelos concílios dogmáticos. II Concílio de Lyon (1274), pelo Concílio de Florença (1438 1445), e pelo Concílio de Trento (1545 1563).

     Fato interessante, depois da proclamação da existência do purgatório, nossa senhora aparece em Fátima, Portugal, falando com os três pastorzinhos que rezasse pelas almas que estavam no purgatório.



     Em 2005 a Igreja Católica ainda defende o Purgatório, tal como consta nas secções 1020-1032, 1054, 1472 e 1473 do Catecismo da Igreja Católica, publicado em 1992.


Celebração da missa pelas almas
     Segundo a doutrina da Igreja Católica, imediatamente após a morte, uma pessoa sofre o julgamento particular em que o destino da alma é especificado. Alguns se unem com Deus no Paraíso, e muitos desses acabam sendo canonizados como santos pela igreja, usando a passagem da bíblia onde Jesus diz ao bom ladrão: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. Lucas 23:43


     Em contra partida, outros são destinados ao Inferno, um estado de punição e separação eterna de Deus, por causa de seus atos, e suas obras terrenas.

No entanto, segundo a Doutrina da Igreja Católica e a tradição, algumas almas não estão suficientemente livres do pecado e suas conseqüências para entrar imediatamente no Paraíso, tais almas, em última análise, estão destinadas a se unirem com Deus no céu, e para isso devem passar pelo estado de purificação do purgatório. No purgatório, as almas "obtém a santidade necessária para entrar na alegria do céu”. É uma segunda chance dada pela misericórdia e amor de Deus.



Entretanto em meus estudos, pesquisas e analises, cheguei à seguinte conclusão: que como todos sabemos existe os Céus e o inferno, no entanto entre os dois está terra, e no inverso da terra o purgatório e próximo aos céus o limbo (para onde vão as crianças não batizadas e aqueles que antes de Jesus viveram e esperaram pelo messias, aguardam por uma determinação divina).

almas no purgatório com suas velas
Acredito que apos um indivíduo morrer e seu corpo sossegar em paz, a sua alma é julgada em seu julgamento particular, depois a sua sentença é dada. E se for o caso essa alma é enviada ao purgatório como sentença por um certo tempo e na esperança de seus familiares e amigos orarem por ela. No purgatório essa alma não está em comunhão com as outras, cada alma ao chegar ao purgatório recebe uma vela que irá iluminar o seu caminho até a sua total purificação, essa vela é a única maneira dessa alma conseguir chegar em seu destino, pois sem ela não se pode ver nada do que ficou para traz, que está à frente ao seu redor, é uma total escuridão, pois o purgatório é escuro, sóbrio e aterrorizante, mia não é o inferno. Essa vela dura a contagem de um ano terreno, no entanto essa vela se renova cada vez que alguém em memória dessa alma acende uma vela, (por isso a existência do dia dos finados, aonde todos vão ao cemitério acender uma vela para alguém já falecido) todas as almas possuem velas que se renovam a cada momento que alguém no plano terreno lembra-se e em sua memória acende uma vela na cor branca, (as velas brancas possuem a cor da pureza, e queimam o fogo da justiça e no purgatório somente velas puras podem ser acesas pelo fogo da justiça que dará a alma a salvação).

As orações ajudam no cansaço das almas, é como se cada oração feita aqui na terra por uma determinada pessoa se transformasse em água (vida) no purgatório essa água é levada por seu anjo da guarda, as almas precisam de água para saciar sua sede renovar sua vida criar forças e prosseguir o caminho que não tem descanso, o seu anjo da guarda só pode recolher as orações feitas pelos fieis e entregar a esta em forma de água.

o abismo do purgatório
No entanto há casos em que uma vela se apaga por falta de renovação, ou seja, alguém no plano terreno esqueceu-se de seu ente querido, esqueceu daquele que se fora, esta alma fica sem luz, perdida e vagando pelo purgatório em busca de luz, agora ela é uma alma penada, perdida que a qualquer momento pode se chocar com o abismo, ela fará de tudo para ter sua vela novamente acesa, e só quem pode ajudá-la são aqueles que estão vivos na terra. No purgatório a três saídas, a entrada das almas que não pode ser vista pelo lado de dentro, a saída que só se ver com a luz da vela branca e o abismo que separa a terra do purgatório, que as almas vêem em forma de luz quando a sua própria luz se apaga, e na esperança de acender sua vela, acaba caindo nesse abismo e só pode sair com a celebração da santa missa que celebrada em memória dessa alma irá lhe dar forças e luz o suficiente para sair do abismo, acender uma vela, e continuar caminhado, ou pela ajuda do seu fiel anjo da guarda que irá precisar de muitas orações terrenas para converter em força para salvar sua protegida, o seu anjo da guarda nesse momento tem poderes limitados e também está fraco, pois é um ser divino e o purgatório acaba por deixá-lo fraco, o anjo não pode interromper o caminho de nem uma alma, nem ajudar de outra forma, o anjo é um ser obediente a Deus.
Quando a vela se apaga, o abismo aparce e a alma perdida no desespero por sua luz acabam caindo nesse abismo. É por isso que temos constantemente histórias de fantasmas, pessoas que morreram e continuam a vagar por ai, esperando uma ajuda, seja ela uma oração uma vela ou uma missa.