Muitas pessoas nos têm perguntado se na hora da Consagração, na Santa Missa, é proibido ajoelhar-se, pois, segundo elas, alguns sacerdotes têm proibido os fiéis de se ajoelharem durante esse momento, dizendo que este não é um momento de adoração. Alguns sacerdotes, segundo algumas informações, estão até retirando os suportes dos bancos, onde se ajoelha.
Para esclarecer a questão, fui verificar o que diz o Missal Romano, no qual pude averiguar que este manda que nos ajoelhemos no momento da Consagração. Veja o que ele diz: 21 - "Ajoelhem-se durante a Consagração , a não ser que a falta de espaço ou o grande número de presentes ou outras causas razoáveis não o permitam." (Ed. Paulus, 6ª edição, pág. 36; n. 21).
Fica, portanto, claro, que os fiéis devem, sim, ajoelhar-se na hora da Consagração, e normalmente, não faltam espaços e condições em nossas igrejas para que isso ocorra. Portanto devemos sim nos ajoelhar, pois isso é respeito a Jesus Eucarístico, devemos adorá-lo, pois ele é o nosso único senhor e Deus. como posso adorar a Deus, se eu não me ajoelho diante do meu Deus, como posso amara a Deus se eu não o respeito, pois a bíblia é muita clara quanto a isso “AO NOME DE JESUS, TODO JOELHO SE DOBRE, NO CÉU, NA TERRA E NOS INFERNOS ( Fl 2,10 )”
Evidentemente que o momento da Consagração não é para uma adoração prolongada do Santíssimo Sacramento, – para isto deve se fazer a Adoração ao Santíssimo em outras ocasiões –, mas, quando o sacerdote levanta a Sagrada Hóstia e o Cálice, deve-se prestar-lhes uma breve adoração, conforme nos recomenda S. Pedro Julião Eymard, em suas preciosas obras sobre a sagrada Eucaristia e, como nos ensina o Missal Romano.
Sexta Feira dia 18 de junho de 2010
No dia das festividades de São Gregório, Bispo e Confessor
+ Marcelo Augusto
Seminarista da Diocese de Santarém
Nenhum comentário:
Postar um comentário