De acordo com os ensinamentos da santa igreja, a tradição católica e os documentos de aparecida. O espírito santo de Deus está presente na igreja, pois ela é instrumento do próprio Cristo, que por ação do Espírito Santo “realiza o melhor serviço – o seu serviço - que a Igreja deve oferecer as pessoas e as nações” (Cf. Ap. 14).
Portanto se faz necessário que homens, mulheres, crianças, jovens e toda a humanidade faça a “adesão crente em Deus pai, Filho e Espírito Santo e a inserção eclesial, são pressupostos Indispensáveis que garantem a eficácia deste método” (Cf. Ap. 19), método este que faz com que o ser humano, após crê e confiar tenha em si próprio a presença do Espírito Santo de Deus. Assim como acontecera com os santos apóstolos, que após crer no Filho no Pai e no Espírito Santo, tiveram em si mesmos a presença e a ação dos Espírito Santo de Deus (Cf. Atos. 2, 1-4).
Por fim podemos concluir que o Espírito Santo de Deus, está presente na Esposa da Cristo, assim como afirmou os Padres da Igreja: Santo Ireneu (140-202) dizia que "onde está a Igreja aí está o Espírito Santo". E Santo Inácio de Antioquia (†107), já no primeiro século, ensinava: "Onde está Cristo Jesus, aí está a Igreja Católica". No século IV, Santo Agostinho repetia que: "Onde está a Igreja, aí está o Espírito de Deus. Na medida que alguém ama a Igreja é que possui o Espírito Santo”, que também está presente no clero que com amor, fé e generosidade ora e se doa por toda a humanidade que com alegria, fé e perseverança crê no Pai no Filho e no Espírito Santo, crendo assim na santíssima trindade que por fim é ensinamentos da Igreja, e se crermos com mais fé e “levarmos nossos navios mar adentro, com o poderoso sopro do espírito santo de Deus, sem medo das tormentas seguros que a providencia de Deus nos proporcionará grandes surpresas” (Cf. Ap. 551) assim poderemos acreditar na real e solene presença do espírito santo de Deus em nossa Vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário